quarta-feira, 5 de junho de 2013

Craque da vez - Neymar.

Neymar:

Neymar

Informações pessoais

Nome completo

Neymar da Silva Santos Júnior

Data de nasc.

5 de fevereiro de 1992 (21 anos)

Local de nasc.

Mogi das Cruzes (SP),  Brasil

Nacionalidade

 brasileira

Altura

1,74 m1 2

Destro

Apelido

Menino da VilaMagrelo,

Herdeiro de Pelé, Neymaradona,Filé de Borboleta

Informações profissionais

Clube atual

Espanha Barcelona

Número

11

Posição

Atacante

Site oficial

www.neymaroficial.com

Clubes de juventude

19982003

20032008

Brasil Portuguesa Santista

Brasil Santos

Clubes profissionais

Anos

Clubes

Jogos (golos)

2009–2013

2013–

Brasil Santos

Espanha Barcelona

230 (138)

(0)


Seleção nacional

2009

2011
2012
2010–

Brasil Brasil sub-17

Brasil Brasil sub-20Brasil Brasil sub-23Brasil Brasil

(1)

(9)
(4)
31 (19)




Medalhas
Jogos Olímpicos
PrataLondres 2012Futebol

Carreira

Categorias de base

Neymar chegou às categorias de base do Santos em 2003, aos 11 anos de idade, e desde muito novo passou a ser tratado como uma "joia" por seus diversos treinadores. Ainda na adolescência, já possuía grande atenção da mídia de maneira geral, chegando a participar de amistosos com jogadores que há muito já haviam se tornado profissionais. Também nas categorias de base e ainda muito novo, Neymar conheceu Paulo Henrique Ganso, ex-jogador do time do Santos, atualmente Ganso defende o São Paulo.
Aos 14 anos, viajou para a Espanha visando fazer uma espécie de estágio no "galático" time do Real Madrid, que na época tinha no elenco craques como Ronaldo Fenômeno, Zinédine Zidane e Robinho. O jogador foi aprovado nos testes da equipe merengue, e notando o interesse do Real no ainda adolescente Neymar e sob o risco de perder seu futuro craque, a diretoria do Santos pagou 1 milhão de reais ao jogador para que ele permanecesse nas categorias de base do clube e se tornasse profissional lá.

Santos

2009

Neymar estreou aos 17 anos no time profissional do Santos em 7 de março de 2009, contra o Oeste, de Itápolis, no Estádio do Pacaembu, partida vencida pelo Santos por 2 a 1 e válida pelo Campeonato Paulista. Neymar marcou o primeiro gol da carreira em 15 de março de 2009, contra o Mogi Mirim, no Estádio do Pacaembu, partida vencida pelo Santos por 3 a 0 e válida pelo Campeonato Paulista.
Mais tarde, nas semifinais da competição, o Santos encarou o Palmeiras, e venceu os dois jogos por 2x1, e Neymar marcou o gol da vitória no primeiro duelo, realizado na Vila Belmiro. O jogador não repetiu as atuações empolgantes nas duas partidas que decidiram a final do Paulistão, e o "Peixe" acabou ficando com o vice-campeonato, perdendo o título para o Corinthians. Contudo, Neymar foi eleito a revelação do campeonato. Pelo Campeonato Brasileiro, obteve destaque ao lado de Paulo Henrique Ganso, mas o Santos acabou terminando na 12ª posição

2010

Pelo Campeonato Paulista, Neymar conseguiu o feito de marcar cinco gols em cinco clássicos, no mais notável, marcou três gols contra o São Paulo, além de marcar contra o Corinthians , e contra oPalmeiras , na campanha em que o Santos se consagrou Campeão Paulista de 2010. Contra o São Paulo (na primeira fase) a partida foi vencida por 2x1, já nas semifinais foram duas vitórias (3x2 e 3x0), contra o Corinthians a partida também foi vencida pelos Santos, por 2x1. Contra o Palmeiras, sua equipe perdeu pelo placar de 4x3. Após a vitória na campanha estadual, a equipe formada por Neymar,Paulo Henrique Ganso, Robinho e André, foi apelidada de "Meninos da Vila", apelido geralmente dado à times que o Santos forma, com jogadores de categorias de base como destaque.
O segundo título na temporada viria na Copa do Brasil, Neymar se destacou nas partidas contra o Naviraiense, uma sonora goleada por 10x0, além do 8x1 sobre o Guarani, jogo este, em que marcou cinco dos oito tentos da equipe santista, em partida disputada na Vila Belmiro, no jogo de ida das oitavas-de-final da competição. No dia 28 de julho, na final do torneio, Neymar marcou um dos gols, ajudando o Santos a vencer por 2x0 a partida de ida, contra o Vitória. Apesar da derrota no jogo de volta em Salvador, o Santos sagrou-se campeão do torneio, Neymar foi o artilheiro com onze gols, garantindo a vaga do Santos na Libertadores do ano seguinte.
Ainda em 2010, em meio a fortes especulações de uma transferência de Neymar para a Europa, muito provavelmente para o Chelsea, da Inglaterra, a diretoria do Santos novamente se mexeu para manter o jogador. No dia 23 de agosto, o presidente Luis Álvaro de Oliveira Ribeiro fez uma reunião com Neymar da Silva Santos, empresário e pai do jogador.

Na sequência da temporada 2010, já com a vaga garantida na Copa Libertadores do ano seguinte, o Santos não demonstrou grande importância ao Campeonato Brasileiro daquele ano, terminando apenas na oitava posição. Apesar disto, Neymar foi ainda o vice-artilheiro do Brasileirão 2010, com 17 gols, ficando atrás apenas de Jonas, então no Grêmio, que havia marcado 23 vezes.Após isto, o celular de Luís Álvaro tocou. Na linha, estava Pelé, que também tentava convencer Neymar (o pai) a manter o filho no Santos. Depois de 15 minutos de conversa no telefone, Pelé conseguiu.

2011


Neymar comemorando um gol pela Seleção Brasileira.
O ano de 2011 iniciou com todos os "holofotes" do futebol brasileiro sobre Neymar. Após o último ano, ele passou a ser considerado por muitos especialistas como o melhor jogador em atividade no país. Restava apenas saber se ele corresponderia como o principal protagonista de um time.
Pelo Santos, agora reforçado por Elano, Neymar iniciou a temporada ajudando o clube a classificar-se para a fase final do Campeonato Paulista. Em seguida, o Santos venceu a Ponte Preta nas quartas-de-final,17 e passou pelo rival São Paulo nas semi-finais, no clássico chamado San-São. Na final, enfrentou o Corinthians, que havia passado pelo Palmeiras nas semis. No primeiro jogo, realizado no Estádio do Pacaembu, o empate sem gols mostrou-se um bom resultado para o Santos no jogo da volta, já que agora a equipe precisava apenas do placar mínimo para ser campeão. No jogo da volta, na Vila Belmiro, o Santos venceu por 2x1, com um dos gols tendo sido marcado por Neymar, tornou-se bi-campeão paulista, e pela 19ª vez campeão estadual.
Pela Copa Libertadores, o Santos classificou-se na segunda colocação do grupo 5, atrás do Cerro Porteño, e passou pelo América do México nas oitavas-de-final, vencendo por 1x0 na Vila Belmiro e segurando o 0x0 na casa do adversário. O Once Caldas foi o adversário nas quartas-de-final, no jogo de ida, na Colômbia, o Santos venceu por 1x0, com boa atuação, tendo também dado o passe para o gol marcado por Alan Patrick. Na volta, o empate por 1x1 no Pacaembu assegurou a vaga doPeixe nas semi-finais, tendo novamente o Cerro Porteño como adversário, assim como na fase de grupos. Contra o Cerro, o Santos venceu no jogo de ida, novamente no Pacaembu, por 1x0. Na volta, no Paraguai, após o empate em 3x3, os santistas garantiram sua vaga na final.

Neymar em aquecimento antes da final da Copa Libertadores da América de 2011.
Na final da Copa Libertadores o Santos teve como adversário o Peñarol, que havia vencido o Vélez Sársfield na outra semi. No jogo de ida, realizado no Estádio Centenário, em Montevidéu, Neymar teve uma atuação apagada e sofreu muito com a dura marcação dos defensores uruguaios, chegando a receber um cartão amarelo numa jogada que, segundo o árbitro Carlos Amarilla, o jogador simulou ter recebido uma pancada na região do abdômen. No intervalo do jogo, Neymar alegou ainda que Amarilla o ameaçou várias vezes de expulsão caso continuasse caindo ou fizesse falta, fato que lhe suspenderia do jogo de volta:

Apesar de uma partida movimentada e com muitas chances para ambas as equipes, o jogo terminou em 0x0. Na partida de volta, Neymar fez um dos gols da vitória por 2x1, ajudando o Santos a conquistar o título da Copa Libertadores, após 48 anos, e garantindo a vaga do time na disputa do Mundial de Clubes da FIFA, realizado no Japão.
Sua estreia pelo Campeonato Brasileiro aconteceu apenas na 12ª rodada, na emocionante partida contra o Flamengo. No tão esperado duelo contra Ronaldinho Gaúcho, Neymar marcou dois dos quatro gols santistas, mas não pôde evitar a derrota da sua equipe num incomum 5x4. Posteriormente, no final do ano, um dos gols marcados nesse jogo foi eleito o mais bonito de 2011 no Prêmio FIFA Ferenc Puskás, entregue pela entidade máxima do futebol.
Ainda no Campeonato Brasileiro, em jogo válido pela 32ª rodada, Neymar marcou quatro gols contra o Atlético Paranaense e ainda teve mais dois anulados na vitória do Santos por 4x1 sobre a equipe atleticana.
No dia 1 de novembro foram anunciados os indicados à Bola de Ouro FIFA 2011 e Neymar foi o primeiro jogador atuando na América do Sul a ser indicado ao prêmio. Anteriormente, em 2007, Rogério Cenifoi indicado a Bola de Ouro da revista francesa France Football sendo o primeiro atleta atuando no Brasil a ser indicado ao prêmio antes da unificação com a premiação da FIFA.
Pelo Mundial de Clubes da FIFA, o Santos enfrentou o Kashiwa Reysol na semifinal, e não teve muitas dificuldades na vitória por 3x1, com Neymar marcando um belo gol de fora da área. Na final, os santistas enfrentaram aquele que era apontado como o melhor time do mundo no momento, o Barcelona, partida onde Neymar foi muito bem marcado pelo zagueiro espanhol Carles Puyol, tendo uma atuação bastante apagada. O Santos foi amplamente dominado na partida, e viu a equipe de Lionel Messi e companhia vencer por 4x0.

Neymar atuando durante a final doMundial de Clubes da FIFA de 2011.
Cquote1.svgO Barcelona não é imbatível, mas é o melhor time do mundo hoje. O que vivemos aqui nesse jogo levaremos de lição, vamos levar para o Brasil. O Barcelona nos ensinou a jogar futebol.Cquote2.svg
— Em declaração após a final do Mundial de Clubes.
Após a partida, Neymar conquistou o prêmio "Bola de Bronze" por ter sido eleito o terceiro melhor jogador do torneio.

2012

Em sua segunda partida do ano em 5 de fevereiro, pelo Paulistão, curiosamente no dia de seu aniversário, marcou seu centésimo gol na carreira na derrota do Santos para o Palmeiras por 2x1. Foram 82 gols pelo Santos e mais 18 pela Seleção Brasileira, incluindo as seleções de base. Pela Copa Libertadores da América, após uma derrota por 2x1 para o The Strongest, da Bolívia, no primeiro jogo, Neymar teve uma atuação extraordinária na partida contra o Internacional, em 7 de março, na Vila Belmiro. O atacante foi o autor de um hat-trick, marcando os três gols do Santos na partida e decretando a vitória por 3x1 sobre os gaúchos,resultado que colocou o Santos na 2ª colocação do grupo. Um dos três gols de Neymar nesta partida chegou a ser comparado ao gol marcado contra o Flamengono ano anterior, que deu ao jogador o Prêmio FIFA Ferenc Puskás de 2011, como gol mais bonito do ano.
Na sequência da Libertadores, o Santos teve dois jogos contra o Juan Aurich, do Peru. O primeiro deles, realizado na casa dos peruanos no dia 15 de março, terminou com o placar de 3x1 a favor dos brasileiros. Nesse jogo Neymar não marcou gol, mas no jogo da volta, realizado no Estádio do Pacaembu uma semana depois, o Santos novamente venceu a equipe peruana por 2x0, com um gol de Edu Dracena e outro de Neymar. A "joia" santista seguiu com atuações espetaculares também nas partidas pelo Campeonato Paulista, incluindo um gol contra o São Paulo, no clássico San-São realizado no Estádio do Morumbi, além de mais um hat-trick na goleada por 5x0 sobre o Guaratinguetá, retomando a sua média de um gol por jogo no ano. Ainda pela Libertadores, Neymar jogou contra a equipe Boliviana, o The Strongest na Vila Belmiro. Na primeira partida o Santos perdeu o jogo, mais na casa santista, o Santos com uma certa dificuldade, conseguiu vencer a equipe da Bolívia por 2 a 0 sendo que o segundo gol do jogo, foi da joia santista.
O bom início de temporada de Neymar continuou no clássico San-São, válido pela semifinal do Campeonato Paulista. Nesta que foi talvez a melhor partida do atacante no ano, um jogo que se mostrava equilibrado e com chances para os dois lados, Neymar mais uma vez desequilibrou a favor do Santos e marcou os três gols da vitória por 3x1 sobre o São Paulo, em pleno Estádio do Morumbi, garantindo a vaga santista na final do estadual pelo quarto ano seguido. Nesta partida, o atacante marcou também o seu 100º gol pelo Santos (o primeiro dos três), entrando de vez para a lista dos maiores artilheiros em toda a história do clube.
Em 10 de maio, Neymar marcou dois gols contra o Bolívar pelas oitavas de final da Libertadores, tornando-se agora o maior artilheiro do Santos na era pós-Pelé com 106 gols marcados, superando o ex-atacante Serginho Chulapa, que tinha 104 gols. Em 13 de maio, marcou mais dois contra o Guarani na vitória do Santos por 4-2, conquistando o tricampeonato paulista além da artilharia da competição, com 20 gols.
Após o tricampeonato paulista conquistado pelo Santos, o time voltou novamente suas atenções para a Libertadores em busca do tetra. Seu adversário nas quartas de finais da competição, foi o clube argentino Vélez Sarsfield. No primeiro jogo, Neymar não teve boa atuação, chegando a finalizar apenas uma vez ao gol adversário, sendo assim, o Vélez ganhou a partida na argentina por 1x0. Já no segundo jogo, realizado na Vila Belmiro, a história foi diferente. Neymar teve uma atuação melhor do que na Argentina, e o Santos devolveu o placar por 1x0, com gol de Alan Kardec, levando a disputa para os pênaltis. O Peixe não teve muita dificuldade para vencer a equipe argentina nas penalidades, o goleiro Rafael defendeu uma, e na última cobrança dos argentinos, o lateral Emiliano Papa, do Vélez Sarsfield, isolou a bola por cima do gol. Neymar seria o quinto a cobrar, mas não chegou a fazê-lo pois a equipe praiana já havia feito uma vantagem suficiente: 4x2. Nas semifinais da o Santos encarou o seu arquirrival Corinthians, com o primeiro duelo realizado na Vila Belmiro, jogo no qual Neymar teve uma atuação apagada frente a uma boa marcação adversária. O Corinthians venceu o Santos por 1x0, gol marcado por Emerson Sheik. No segundo jogo, realizado no Pacaembu, repetindo a mesma atuação do primeiro jogo do confronto, Neymar não jogou bem, porém marcou o único gol do Santos. Este gol, porém, não foi o bastante, já que o Corinthians chegou ao empate no começo do segundo tempo e desclassificou o Santos da Libertadores, fracassando na tentativa do bicampeonato continental. Após a participação da seleção brasileira de futebol nas Olimpíadas de Londres, o atleta se envolveu em outra polêmica. O atleta participou com destaque de um amistoso contra a seleção da Suécia e, após o jogo, o atleta fretou um jatinho que o levou diretamente para a capital catarinense, onde o Santos enfrentou o time do Figueirense. Neymar foi criticado por atuar em dois jogos em apenas dois dias, mas a atuação destacada do craque fez com que as críticas fossem abafadas após o jogo. Em 17 de Outubro de 2012 contra o Atlético Mineiro, ele fez o seu jogo de numero 200 pelo Santos em que marcou um golaço. Semanas depois, em um jogo histórico, no dia 3 de Novembro de 2012, contra o Cruzeiro, Neymar marcou três gols e ainda deu passe para gol de Felipe Anderson, ao final da partida, Neymar foi ovacionado e teve seu nome gritado pelos torcedores cruzeirenses, fato que deixou o craque emocionado e ao ser entrevistado no final da partida declarou "Hoje considero o Cruzeiro a minha segunda casa.".

Barcelona

No dia 25 de maio de 2013, foi oficializada a transferência do jogador para o Barcelona, pelo valor confirmado de 57 milhões de euros. O anúncio colocava fim a uma especulação de meses sobre a possível saída do jogador do Santos. Embora se especule que o Real Madrid teria oferecido cerca de 100 milhões de euros, o jogador optou pelo clube catalão. No entanto, segundo dirigentes do clube da Catalunha, Neymar havia firmado um pré-contrato Barcelona em novembro de 2011, ou seja, o jogador santista já estava acertado com o Barça antes do Campeonato Mundial de Clubes da FIFA 2011, recebendo 10 milhões de euros em adiantamento.  
Em sua apresentação oficial na equipe catalã, Neymar foi recepcionado por 56 mil torcedores no Camp Nou e quebrou o recorde de Zlatan Ibrahimović, que em 2009, levou cerca de 50 mil ao estadio

Numeros do jogador´/ estatisticas
Sub-17
Ano
JogosGolsMédia
2009310,33
Total310,33

Ano
JogosGolsMédia
2011791,28
Total791,28
Sub-20

Ano
JogosGolsAssist.Média
20127450,57
Total7450,57
Sub-23 (Olímpico)

Ano
JogosGolsAssist.Média
20102100,50
201113710,53
201212970,75
20134210,50
Total311990,61
Seleção principal 

Ano
JogosGolsMédia
2009310,33
2010210,50
201120160,80
201219130,68
2013420,50
Total44310,70
Seleção Brasileira (total)

Total (clube e seleção)

Ano
JogosGolsAssist.Média
2009521590,28
20106544200,67
20116740100,59
20126656310,84
Total250155700,62

Títulos

Clubes

Santos
  • Copa Libertadores da América: 2011
  • Recopa Sul-Americana: 2012
  • Copa do Brasil: 2010
  • Campeonato Paulista: 2010, 2011, 2012

Seleção Brasileira

  • Medalha de Prata nas Olimpíadas de Londres 2012
  • Campeonato Sul-Americano Sub-20 (1): 2011
  • Superclássico das Américas (2): 2011, 2012

Prêmios Individuais

  • Revelação do Campeonato Paulista: 2009
  • Melhor jogador do Campeonato Paulista: 2010, 2011, 2012, 2013
  • Melhor segundo atacante do Campeonato Paulista: 2010, 2011, 2012, 2013
  • Melhor jogador da Copa Libertadores da América: 2011
  • Bola de Ouro da Revista Placar: 2011
  • Bola de Prata da Revista Placar: 2010 e 2011
  • Bola de Prata Hors Concours da Revista Placar: 2012
  • Chuteira de Ouro da Revista Placar: 2010, 2011 e 2012
  • Prêmio Arthur Friedenreich: 2010 e 2012
  • Troféu Armando Nogueira: 2011 e 2012
  • Melhor jogador do Campeonato Brasileiro pelo Prêmio Craque do Brasileirão: 2011
  • Melhor segundo atacante do Campeonato Brasileiro pelo Prêmio Craque do Brasileirão: 2010, 2011 e 2012
  • Melhor segundo atacante do Campeonato Brasileiro pelo Troféu Mesa Redonda: 2010 e 2011
  • Melhor jogador do Campeonato Sul-Americano de Futebol Sub-20: 2011
  • Terceiro melhor jogador do Mundial de Clubes da FIFA: 2011
  • Melhor jogador das Américas pelo jornal uruguaio El País: 2011 e 2012
  • Melhor jogador jovem do mundo pela revista World Soccer: 2011
  • Prémio FIFA Ferenc Puskás: 2011
  • Seleção da Copa Libertadores: 2012
  • Melhor jogador da Recopa Sul-Americana: 2012
  • Troféu Armando Nogueira: 2011 e 2012
  • Melhor jogador do ano pelo Prêmio Ginga: 2011[carece de fontes]
  • Melhor segundo atacante do ano pelo Prêmio Ginga: 2010, 2011[carece de fontes]
  • Gol mais bonito do ano pelo Prêmio Ginga: 2011[carece de fontes]

Artilharias

Santos
  • Copa Libertadores da América de 2012: 8 gols em 12 jogos
  • Recopa Sul-Americana de 2012: 1 gol em 2 jogos
  • Copa do Brasil de 2010: 11 gols em 8 jogos
  • Campeonato Paulista de 2012: 20 gols em 16 jogos
Seleção Brasileira
  • Sul-Americano Sub-20 de 2011: 9 gols em 7 jogos
  • Superclássico das Américas de 2011: 1 gol em 2 jogos

Honrarias

  • Título de Cidadão Paulistano
  • Eleito o 20º maior brasileiro de todos os tempos em programa do canal de televisão SBT


Neymar é mas um craque da vez, homenageado pela comunidade quadrinhos no cinema.
Embora particularmente falando, como pessoa é uma figura que deixa a desejar, na minha concepção, novamente frisando. Talvez pela pouca idade e tudo que já foi oferecido a ele, como criança pobre não teve a firmeza para lidar com tanto poder.
Mas é indiscutível seu valor e talento como jogador, os números aqui passados comprovam isso.

Parabéns Neymar, sucesso no Barça!


2 comentários:

Obrigado por ler e volte sempre.