quarta-feira, 22 de maio de 2013

Como funciona o Campeonato Brasileiro de Futebol



O sistema de disputa

Como mencionado anteriormente, o Campeonato Brasileiro de Futebol já teve os mais diferentes sistemas de disputa. Antes da existência do “Estatuto do Torcedor" o sistema mais utilizado era, por exemplo, o famoso “mata-mata”, ou seja, perdeu, tá fora!

Em virtude do Estatuto do Torcedor estabelecer que a competição deve ter o mesmo regulamento por três anos consecutivos, a CBF acabou optando pelo sistema de pontos corridos, o turno e returno.
 

O Campeonato Brasileiro é disputado nas séries A, B e C. Cada uma delas possui suas peculiaridades e seu próprio regulamento.



Série A

O campeonato é disputado por 20 times, em sistema de pontos corridos, turno e returno. Cada time disputa 38 jogos, sendo 19 deles em seu próprio estádio e 19 no estádio do oponente. O clube que somar mais pontos ao final da competição será o grande campeão!

Os três primeiros colocados estão automaticamente classificados para disputar a fase de grupos da Copa Libertadores da América no ano seguinte.
A equipe que terminar a competição na quarta colocação também se classifica para a Libertadores, mas tem que passar pela fase de classificação. O outro representante brasileiro na Libertadores será o campeão da Copa do Brasil. 
Se por ventura o campeão da Copa do Brasil ou o campeão da Libertadores do ano anterior estiver entre os quatro primeiros colocados no Brasileirão, o quinto colocado assegura uma vaga na Libertadores. E, para o desespero de algumas torcidas, os quatro últimos clubes colocados na tabela ao fim do campeonato são rebaixados para a Série B.
. Ocorrendo empate entre dois ou mais clubes na tabela de pontuação, os critérios de desempate são, nesta ordem:

a) maior número de vitórias;
b) maior saldo de gols;
c) maior número de gols pró;
d) confronto direto (quando o empate ocorrer apenas entre dois clubes);
e) menor número de cartões recebidos;
f) sorteio. 

* capacidade mínima dos estádios - 15 mil torcedores sentados.//

            


   
Copa Libertadores da América

A Copa Libertadores da América é a principal competição entre clubes da América do Sul e é organizada pela Confederação Sul-Americana de Futebol. O nome do evento homenageia os libertadores dos países da América Latina.
    
O torneio é disputado por 38 equipes. Na primeira fase jogam 12 equipes em seis chaves de dois clubes, com jogos eliminatórios em ida e volta. Os vencedores passam para a fase seguinte e juntam-se às outras 26 equipes. Os times são divididos em oito chaves de quatro clubes, jogando em ida e volta contra adversários do próprio grupo. Os dois primeiros de cada chave passam para as oitavas-de-final. Assim como nas fases anteriores, os jogos desta fase também são disputados em ida e volta, até a final.
   



Série B 



O campeonato é disputado por 20 times, em sistema de pontos corridos, turno e returno. Cada time disputa 38 jogos, sendo 19 deles em seu próprio estádio e 19 no estádio do oponente. O clube que somar mais pontos ao final da competição será o grande campeão!

Os quatro primeiros colocados no Campeonato sobem automaticamente para a série A no ano seguinte. Os quatro últimos colocados, por sua vez, descem para a série C no próximo ano.

Em caso de empate, os critérios utilizados são os mesmos descritos acima na série A.

* capacidade mínima dos estádios - 10 mil torcedores sentados.
   



Série C

Participam do Campeonato Brasileiro de Futebol - série C, 64 clubes classificados de acordo com os seus campeonatos estaduais, além dos quatro times que foram rebaixados da série B. 

O campeonato é disputado em quatro fases:

1ª fase: 
os 64 clubes são divididos em 16 grupos de 4 clubes. Os times jogam entre si, em turno e returno dentro de cada grupo, classificando-se 32 clubes para a fase seguinte. 

2ª fase: 
os 32 clubes classificados na 1ª fase são divididos em 8 grupos de 4 clubes e jogam em turno e returno dentro de cada grupo, classificando 16 clubes para a fase seguinte. 

3ª fase: 
os 16 clubes classificados na 2ª fase são divididos em 4 grupos de 4 clubes e jogam em turno e returno dentro de cada grupo, classificando 8 clubes para a fase seguinte.

4ª fase - final: 
os 8 clubes classificados na 3ª fase jogam entre si em turno e returno, decidindo o título. Os quatro primeiros classificados ascenderão à Série B no ano seguinte.

Ocorrendo empate, utilizam-se os mesmos critérios de desempate das séries A e B.


* capacidade mínima dos estádios para a fase final - 10 mil torcedores.




Quanto vale cada partida?

Vitória: 3 pontos

Empate
: 1 ponto




Tabela dos clubes campeões:
Títulos por equipe

Clube
Total
Títulos
11
(8 Campeonatos Brasileiros, 2 Copas do Brasil e 1 Copa dos Campeões)
9
(8 Campeonatos Brasileiros e 1 Copa do Brasil)
9
(5 Campeonatos Brasileiros, 3 Copas do Brasil e 1 Supercopa do Brasil)
8
(5 Campeonatos Brasileiros, 2 Copas do Brasil, 1 Copa dos Campeões)
6
(2 Campeonatos Brasileiros e 4 Copas do Brasil)
6
(6 Campeonatos Brasileiros)
6
(2 Campeonatos Brasileiros e 4 Copas do Brasil)
5
(4 Campeonatos Brasileiros e 1 Copa do Brasil)
5
(4 Campeonatos Brasileiros e 1 Copa do Brasil)
4
(3 Campeonatos Brasileiros e 1 Copa do Brasil)
2
(2 Campeonatos Brasileiros)
2
(2 Campeonatos Brasileiros)
2
(1 Campeonato Brasileiro e 1 Copa dos Campeões da Copa Brasil)
2
(1 Campeonato Brasileiro e 1 Copa do Brasil)
1
(1 Campeonato Brasileiro)
1
(1 Campeonato Brasileiro)
1
(1 Campeonato Brasileiro)
1
(1 Copa do Brasil)
1
(1 Copa do Brasil)
1
(1 Copa do Brasil)
1
(1 Copa do Brasil)
 Gremio Maringa
1
(1 Torneio dos Campeões da CBD)
1
(1 Copa dos Campeões)
1
(1 Campeonato Nacional Centro/Sul x Norte/Nordeste)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por ler e volte sempre.